Afinal, qual é a cor do vestido dividiu a Internet ao meio ?


Você provavelmente já viu esse vestido que ilustra esse post, pois é o que se fala nos ultimos dias na internet. O vestido virou um dos temas mais discutidos nas redes sociais, pois algumas pessoas acreditam piamente que a peça é branca e dourada, enquanto outras dizem com convicção que ela é azul e preto.

Tudo começou quando um usuário chamado "swiked" publicou a imagem no Tumblr, que logo virou questionamento no Facebook e no Twitter (com a hashtag #PretoeAzul). 

Mas por que algumas pessoas veem o mesmo vestido, porém em cores bem distintas? Segundo a revista Cell, nosso corpo é fisiologicamente preparado para adaptar a visão de acordo com a quantidade de luz recebida (como por exemplo a do Sol, que muda com o passar das horas). Então os nossos olhos já têm o costume de querer compensar possíveis distorções que a luz pode causar na cor de objetos (neste caso, a do vestido).

É normal que a cor que seu amigo vê não é a mesma que você, pois cada pessoa tem quantidades diferentes de cones e bastonetes. Aliado à calibragem da tela do seu computador e celular, e a luz ambiente, cada pessoa vê o vestido polêmico de uma maneira.


O neurocientista Bvil Conway explicou ao site Wired que as pessoas podem descontar o lado azul, que faz com que elas vejam a peça em branco e dourado, ou então o lado dourado, que faz com que elas vejam azul e preto.


A cor que você enxergou no vestido é um resultado das partículas do seu olho e também da sua idade: quanto mais velho, mais propenso a ver o vestido como branco e dourado.


Qual é a cor do vestido afinal?

Mas para acabar de uma vez por todas o questionamento sobre qual é a cor do vestido, aqui vai a resposta: ele é azul e preto, de acordo com a escala RGB.


Fonte: [ Mundo Pocket / IDGNOW ]

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »