Quão gordo é preciso ser para se tornar à prova de balas?


Para descobrirmos o quão gordo é preciso ser para se tornar á prova de balas, temos que começar primeiro pelo estrago que uma bala faz em seu alvo, que pode ser medido de duas maneiras: pelo alcance da penetração e pela quantidade de tecido danificado a cada centímetro do percurso feito.

Esses índices são encontrados ao se dispararem tiros contra blocos grossos de gelatina, que reproduzem as mesmas propriedades físicas, como viscosidade e densidade, da carne humana.

Colete de Gordura

O disparo de uma 9 milímetros é capaz de fazer com que uma bala penetre aproximadamente 60 centímetros na carne humana antes de parar, provocando um estrago de 1 centímetro cúbico para cada centímetro de profundidade.

Na verdade, o percurso da bala pode ser pequeno se os disparos atingirem os ossos ou simplesmente transpassarem o alvo. Estes dados são estimados pela média dos tecidos corporais. Portanto, o corpo humano não deve ser considerado inteiramente à prova de balas, principalmente se levarmos em conta tecidos e partes pendentes, como mãos, pés, olhos, ouvidos e órgãos genitais masculinos.

Mesmo se a pele fosse suficientemente grossa para deter uma bala, a onda de choque causaria traumatismos sérios nos órgãos internos e na rede nervosa subcutânea, efeito também explorado pelos projéteis. Como exemplo podemos usar a carga de chumbo de uma escopeta, que pode matar um homem mesmo sem penetrar em sua pele.

Quanto de gordura a pessoa precisa ter para ser “à prova de balas” ?



Como a gordura é aproximadamente 10% mais macia e menos densa que os músculos, 60 centímetros de profundidade parecem pouco. A profundidade que uma bala atinge num corpo depende de fatores como energia, diâmetro, massa, forma e material do projétil. A pistola usada pela maioria dos policiais – dos EUA – tem um diâmetro de 9 milímetros e uma energia inicial de 500 jaules. A profundidade da penetração de uma bala como esta num bloco de gelatina é de 30 centímetros, a uma distância de 5 metros da pistola.

Para estimar o peso que deveria ter uma camada de gordura à prova de balas, vamos começar “por baixo”. Há muitas fórmulas para calcular a superfície do corpo. Vamos usar a fórmula de Mosteller, que nos dá a área do copo de um indivíduo em metros quadrados como sendo a raiz quadrada do produto de sua altura em centímetros e o peso de seu copo em quilos, o total dividido por 60. Para um homem de 175 centímetros de altura pesando 75 quilos, o resultado é uma área de 1,91 metros quadrados.

Assim, para cobrir tal área com uma camada de gordura de 30 centímetros de espessura com a densidade de 1 grama por centímetros cúbico, seriam necessário 573 quilos. Ao se acrescentar este peso àquele do resto do corpo, concluiremos que uma pessoa à prova de balas pesaria cerca de 650 quilos.

Mesmo que seja vantajoso ser “à prova de bala”s, carregar uma camada de 60 centímetros de gordura corporal traz riscos à saúde.

Fonte: Livro New Scientist

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »