A habilidade que esse gato tem intriga até mesmo os especialistas


Parece mentira, mas não é! Um gato que se chama Oscar possui uma habilidade incrivelmente intrigante até mesmo para os especialistas. Ele é capaz de adivinhar quando um paciente esta prestes a bater as botas, e já conseguiu prever mais de 70 mortes em uma enfermaria. Quando percebia que o paciente tinha poucas horas de vida, ele se enrolava na cama junto com o doente. Os médicos observaram o gato durante cinco anos e viram que ele raramente errava, muitas vezes até provava que os médicos estavam errados ao supor que o paciente em questão estava bem.

Ainda quando era um filhote, Oscar foi adotado em um hospital especializado em pessoas com demência severa. Ele passa os dias passeando pelos corredores do hospital e raramente fica mais do que poucos minutos com uma pessoa – exceto aquelas que ainda têm poucas horas de vida.


Se alguém o mantém fora do quarto de um moribundo, Oscar fica arranhando a porta até deixarem que ele entre.

Para testá-lo, certo dia enfermeiras colocaram Oscar ao lado de um paciente que elas pensavam estar morrendo. O gato saiu correndo e ficou ao lado de outro paciente. E ele provou estar mais certo do que as enfermeiras. O primeiro paciente se recuperou enquanto o outro morreu algumas horas depois.

Os médicos do hospital confiam tanto na habilidade de Oscar que, assim que o gato pula e deita na cama de um paciente, eles avisam a família do mesmo. Alguns parentes de falecidos disseram estarem confortados pela ideia de que o gato estava com seus parentes na hora em que eles morreram.


Sem explicações

Ninguém sabe explicar o comportamento de Óscar. Nicholas Dodman, especialista em comportamento animal no hospital veterinário da Universidade de Tufts, no estado do Massachusetts, considera que a chave está no tempo que Óscar dispensa aos vivos e aos moribundos. Para Dodman, quando o gato sobe para a cama de um doente pode estar apenas à procura do cobertor aquecido com que as enfermeiras costumam tapar as pessoas que estão prestes a morrer.

Seja qual for a explicação, os médicos e as enfermeiras do Steere House Nursing and Rehabilitation Centre consideram que a colaboração de Óscar é inestimável, já que lhes permite telefonar aos familiares dos doentes para que estes não passem sozinhos os seus últimos momentos de vida. Ou pelo menos que os passem acompanhados pelos seus entes queridos, já que ninguém lhes tira o calor de uma pequena bola de pelo cinzento e branco.

Fonte: [ Mundo Pocket ]
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »