10 crimes que cometemos todos os dias sem saber

É meu amigo... A diferença entre você e um criminoso não é lá muito grande.. rs, mas você já parou pra pensar que, quando acusamos alguém de praticar algo ilícito, principalmente chamar alguém de “criminoso”, na verdade podemos estar falando de uma pessoa como você? Calma, eu vou explicar: dificilmente você passou a vida toda sem fazer alguma coisa ilegal – e na maioria das vezes muitos fazes essas coisas todos os dias. E olha que não estamos aqui falando de coisas do tipo “agiu com má fé”, roubou a namorada do amigo ou o dinheiro do banco imobiliário… Estamos falando de atitudes que “de acordo com a lei” poderiam te levar pra cadeia.

Mas, estamos no Brasil, e aqui, tirando a cobrança efetiva de impostos, quase nada funciona. Mas se as leis funcionassem como deveriam, essas dez crimes que cometemos quase todos os dias abaixo nos colocaria em uma boa encrenca, veja:

1 - Baixar coisas na Internet


Seja músicas, filmes, livros ou jogos, todos sabemos que a pirataria é crime e muita gente se diverte com as propagandas que usam esse bordão. Afinal, morando num país onde os impostos são mais caros que os produtos em si, quem aguenta comprar coisas originais? Mas nada justifica né.

2 - Não usar cinto de segurança

Não usar cinto de segurança é uma infração grave, que pode inclusive gerar a retenção do veículo e multa por passageiro. Esse pessoal do vídeo, por exemplo, levaria várias multas se fosse aqui no Brasil, quer dizer… Dificilmente, mas..

3 - Inventar apelidos


Esse assunto está em pauta atualmente – principalmente no futebol – com vários atos racistas. Muitos aqui já passaram por isso na escola, mas chamar alguém de “magrelo”, “fedido”, “leitão”, “crente”, “viado”, “preto”, “galego”, “japa” ou “espinha” pode ser bem ruim não só para a sua reputação, mas também pra sua liberdade, já que pode dar multa e cadeia de 6 meses a 1 ano se a pessoa não gostar do apelido e resolver te processar.


4 - Jogar lixo na rua


Já existem leis em alguns Estados, e estão sendo criadas em outros. Em Guarulhos (SP), por exemplo, uma Lei Municipal pune com até “40 unidades fiscais” (mais ou menos 2 mil Reais) quem jogar papeis de balinha ou chiclete na rua. Em países como o Japão esse tipo de lei existe há muitos anos, e, acredite se quiser, funciona.

5 - Andar de bicicleta sem capacete


De acordo com o Art. 105, o CONTRAN exige esses itens aqui, obrigatoriamente, em toda bicicleta: “campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais e espelho retrovisor no lado esquerdo”. Caso contrário, (tente não rir) sua bicicleta será apreendida. E o uso de capacete talvez não resulte em multa.. Mas pode custar a sua vida.

6 - Dirigir acima da velocidade permitida


Essa é uma situação que a gente presencia – e pratica – direto aqui no Brasil. Além de levar pontos na carteira e estar associada com acidentes, morte e imagens bem traumatizantes, o excesso de velocidade é um crime de trânsito e rende multa, dependendo de quanto acima da velocidade o condutor estava. 

7 - Atravessar a rua fora da faixa de pedestre


Se você for atropelado e estiver fora da faixa, tecnicamente a culpa é sua também, e, se escapar da morte, pode até mesmo ir preso se tiver feito algo muito impróprio (do tipo atravessar a rodovia ao invés de usar uma passarela próxima). De acordo com o Código de Trânsito, artigo 254, a multa para o pedestre que desrespeitar as leis de trânsito é de R$26,00. E quanto aos pontos, os únicos que os pedestres podem levar são no corpo.

8 - Ver pornô na Internet


É, meu amigo e minha amiga. Além dos pornôs ilegais, envolvendo uso de drogas, situações irregulares e menores de idade (além de outras coisas piores, como em videos snuff), só o ato de ver pornô é ilegal. Em primeiro lugar, porque você não comprou o vídeo, e isso é pirataria. Em segundo, porque, de acordo com o governo, usuários de sites pornô estão “favorecendo a prostituição”, o que dá de 2 a 5 anos de prisão.

9 - Usar ou criar memes/GIFs


Assim como no item 3, usar a imagem de uma pessoa sem autorização dela pode ser calúnia e ferir direitos de reprodução (ou autorais). O que protege os criminosos deste tipo de delito é a dificuldade de rastrear quem foi o criador do objeto em questão.

10 - Compartilhar Wi-Fi


De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é ilegal compartilhar tevê a cabo ou internet com vizinhos e demais pessoas que não morem na mesma residência, mesmo que elas dividam a conta. Não vou nem falar que é criminoso se você ROUBA a internet do seu vizinho, porque a palavra “roubar” já tem ênfase o suficiente.

Fontes: [ Mundo Pocket/Canal Tech ]
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »