10 mitos absurdos em que ainda acreditamos

Muitos Lugares e muitos ensinamentos errados (Televisão, internet, Livros, nossa própria criação e até mesmo nossa escola). Crendices populares sempre dão o que falar, sendo umas regionais, como o boto cor de rosa, na Amazônia, ou conhecidas mundialmente, como o mito de que a muralha da China pode ser vista do espaço. Abaixo segue uma seleção de 10 mitos em que muita gente acredita até hoje!
10- EVOLUÇÃO para MELHOR
evolucao

O mito: a evolução da espécie ocorre do “inferior” para o “superior”. Embora seja um fato que a seleção natural elimine genes fracos da escala evolutiva, existem muitos casos em que um organismo imperfeito sobreviveu. Alguns exemplos disso são os fungos, tubarões, lagostas e musgos, que basicamente permaneceram os mesmos ao longo de um grande período de tempo, sendo suficientemente adaptados ao seu ambiente para sobreviver sem outras melhorias. Outros seres vivos mudaram não necessariamente para melhor. Algumas criaturas tiveram seu ambiente alterado e suas adaptações não foram suficientes para a sobrevivência. A evolução está mais ligada à capacidade de se adaptar do que ao progresso
9- PODEMOS VER A MURALHA DA CHINA DO ESPAÇO

MURALHA

A verdade é que a Grande Muralha nunca foi visível do espaço. Essa história é até motivo de chacota: um astronauta chinês ficou frustrado quando viajou para o espaço e descobriu que a sua vida foi baseada numa mentira! O mito foi tão propagado que os livros escolares tiveram que ser alterados por causa disso. Não falei que na nossa criação aprendemos coisa errada!?
8- O HOMEM PODE EXPLODIR NO ESPAÇO

EXPLODIR

Esse mito é resultado dos filmes de ficção científica para adicionar emoção à trama. Na verdade, um ser humano pode sobreviver por 15 a 30 segundos no espaço sem proteção, desde que inspire antes da exposição. Depois de 15 segundos ou mais, a falta de oxigênio pode provocar inconsciência, o que eventualmente pode levar à morte por asfixia.
7- O MITO DOS 5 SEGUNDOS
“Se ficar até cinco segundos no chão você pode comer!”. Essa mentira mais que conveniente é pura balela. Se há bactérias no chão e seu biscoito cai, ele será imediatamente contaminado. Para seu consolo, saiba que comer germes e sujeira não é uma coisa tão ruim, uma vez que nos ajuda a desenvolver um sistema imunológico forte. Ou você pode usar a regra do “vale a pena mesmo?”: se for algo muito gostoso, tente arriscar a parte do alimento que não tocou o chão!
6- EXISTE LADO ESCURO DA LUA

LUA

Esse mito foi até capa de álbum de banda de rock. Mas a realidade é que todos os lados da Lua são iluminados pelo Sol em algum momento. Este equívoco surgiu porque há um lado da Lua que nunca é visível para a Terra, devido à força gravitacional que esta exerce sobre o astro. Essa força é tão grande, que a Lua fica “travada” para a rotação e apenas um lado do satélite é visível daqui de baixo.
5- NEURÔNIOS NÃO SE REGENERAM

NEURONIOS

O mito afirma que as células do cérebro não podem regenerar e, se morrerem, nunca serão repostas. A origem disso foi a própria comunidade científica, que por muito tempo acreditou nessa hipótese. Mas, em 1998, cientistas da Suécia e do Instituto Salk, em La Jolla, Califórnia, descobriram que as células do cérebro em humanos maduros podem, sim, se regenerar. O estudo constatou que o centro de memória e aprendizado do cérebro pode criar novas células, dando esperança para uma eventual cura para doenças como o mal de Alzheimer.
4- MOEDAS QUE MATAM

moedascapa

O mito: se uma moeda cair de um prédio muito alto pode acabar matando um pedestre. Segundo essa ideia, um centavo derrubado do topo de um edifício alto ganharia uma aceleração suficiente pra matar uma pessoa. Como aprendemos nas aulas de física mecânica: peso igual a massa x aceleração. Mas o fato é que a aerodinâmica de uma moeda não é suficiente para torná-la perigosa. O que aconteceria, no máximo, seria a pessoa ter uma sensação de uma picada de ferrão.
3- OVOS SÃO RICOS EM COLESTEROL E PODEM CAUSAR DOENÇA CARDÍACA

OVOS

Por muito tempo, ovos foram injustamente demonizados por conter grandes quantidades de colesterol. Ao mesmo tempo, estão entre os alimentos mais nutritivos e saudáveis que você pode comer, pois contêm vitaminas, minerais e antioxidantes. Estudos recentes mostram que o consumo de ovos realmente melhora o perfil lipídico do sangue, porque elevam o HDL (bom colesterol). Por outro lado, nenhuma pesquisa conseguiu provar até hoje a associação entre o consumo de ovos e o risco de doenças cardíacas.
2- UM RAIO NUNCA CAI NO MESMO LUGAR

RAIO

Na próxima vez que você vir um raio, não tente se proteger no local atingido por ele! Na realidade, um raio cair duas vezes num mesmo lugar é muito comum! Obviamente, certas áreas favorecem esse fenômeno, como árvores ou prédios altos. Em um campo espaçoso, o objeto mais alto será o mais suscetível de ser atingido várias vezes, até que os raios se desloquem o suficiente para encontrar um novo alvo. O Empire State, um dos maiores prédios do mundo, por exemplo, é atingido por volta de 25 vezes por ano!
1- NÃO HÁ GRAVIDADE NO ESPAÇO

GRAVIDADE

O que não falta é gravidade no espaço! Os astronautas parecem leves, saltitantes, mas é porque eles estão orbitando a Terra. É como se estivessem caindo em direção ao nosso planeta, mas movendo-se lentamente de lado, o que faz com que não “afundem”. Gravidade existe em praticamente todas as áreas de espaço. Quando um ônibus chega à altura da órbita (cerca de 400 km acima da Terra), a gravidade é reduzida em apenas 10% – ou seja, a força da gravidade nesse ponto corresponde a 90% do que é sentido aqui na troposfera.
E você acreditava em algum desses? ou continuará ainda?

Via: [ Mundo Incrível ]
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »