Os 15 edifícios mais estranhos e criativos do mundo

Todo mudo adora edifícios e arquitetura certo? O site Strangebuilding.com reuniu uma coleção incrível dessas obras de todo o mundo. Confira a estranha lista de edifícios bastante estranhos e beem criativos:

1. Mind House (Barcelona, Espanha)


A obra mais popular do famoso arquiteto Antoni Gaudi em Barcelona é o Parque Güell. O portão do parque é moldado com duas casas de gengibre. Uma delas, com uma janela em forma de cruz na parede da frente, é chamada de Mind House e é considerada um dos 10 edifícios mais criativos do mundo.

2. Krzywy Domek (Sopot, Polônia)


Krzywy Domek é um edifício de forma irregular construído em Sopot, na Polônia. Seu nome significa “casa curva” ou “casa retorcida”. Construído em 2004, tem cerca de 4.000 metros quadrados de área e faz parte do centro comercial Rezydent.

3. Casa de Pedra (Guimarães, Portugal)


A casa de pedra está localizada na Serra de Fafe, em Portugal, e é o resultado de um sonho do português Vitor Rodrigues, que começou a ser realizado em 1972. O interior tem o mesmo estilo rústico do exterior feito com quatro grandes pedras, com poucos e pequenos móveis e luz de velas.

4. Templo de Lótus (Delhi, Índia)


O Templo de Lótus é um local de adoração indiano. Foi projetado por Fariborz Sahba, um arquiteto do Irã, e levou 6 anos para ser completado. A construção ganhou várias premiações de arquitetura e apareceu em centenas de artigos de revistas e jornais.

5. Catedral de Brasília (Brasília, Brasil)


A catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como catedral de Brasília, foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o primeiro monumento a ser criado em Brasília.

6. La Pedrera (Barcelona, Espanha)


Mais uma do catalão Gaudi: a Casa Milà, também conhecida como La Pedrera, construída entre os anos 1905 e 1907. É parte do Patrimônio mundial da UNESCO, juntamente com outras obras do arquiteto.

7. Atomium (Bruxelas, Bélgica)


O Atomium foi construído no âmbito da Expo 58 (Exposição Internacional Mundial). Com 103 metros de altura, representa um cristal elementar de ferro ampliado 165 bilhões de vezes, com tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices.

8. Museu de Arte Contemporânea (Niterói, Brasil)


O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, foi projetado por Oscar Niemeyer. Destina-se principalmente a obras pertencentes à arte contemporânea, todas datadas ao decorrer do século XX.

9. Biblioteca municipal do Kansas (Missouri, EUA)


A “Kansas City Public Library” é uma biblioteca pública de Kansas City, Missouri. Fundada em 1873, é a terceira maior e a mais antiga biblioteca pública na área metropolitana de Kansas.

10. Casa na floresta (País de Gales, Reino Unido)


A casa ecologicamente correta que se assemelha ao tipo de construção dos “hobbits” do filme “O Senhor dos Anéis” foi construída por Charlie Haia e Megan Williams, que a idealizaram rapidamente depois de viver quatro anos em um trailer, porque descobriram que Megan estava grávida. Os proprietários, no entanto, têm que lutar para que ela não seja demolida, já que o governo alega que a construção foi feita sem permissão e que é “prejudicial para o caráter rural da localidade”.

11. Museu Guggenheim (Bilbao, Espanha)


O Museu Guggenheim Bilbao, situado na cidade basca de Bilbao, é um dos cinco museus pertencentes à Fundação Solomon R. Guggenheim no mundo. Projetado pelo arquiteto canadense naturalizado norte-americano Frank Gehry, é um dos locais mais visitados da Espanha.

12. Torre Rotativa (Dubai, Emirados Árabes Unidos)


A Torre Rotativa, desenhada pela arquiteto italiano David Fisher, é inacreditável. Você já viu um edifício em movimento que realmente muda sua forma? Ele nunca vai parecer exatamente o mesmo duas vezes. Você terá a opção de acordar com o nascer do sol em seu quarto e desfrutar do pôr-do-sol sobre o oceano no jantar. Além de ser um milagre de engenharia, terá turbinas eólicas ajustadas entre cada andar giratório. Assim, um edifício de 80 andares terá até 79 turbinas eólicas, tornando-se uma verdadeira usina de energia amiga do meio ambiente.

13. Habitat 67 (Montreal, Canadá)


No ano de 1967 aconteceu, na cidade de Montreal, no Canadá, a Expo 67 – Exposição Internacional Mundial – que tinha como tema o Homem e o seu Mundo. Um dos focos da exposição foi justamente a questão da moradia, ótima oportunidade para o arquiteto Moshe Safdie concretizar o projeto que vinha desenvolvendo desde as suas teses na Universidade McGuill: o Habitat 67.

14. Casa da Música (Porto, Portugal)


A Casa da Música é a principal sala de concertos de Porto, em Portugal. Foi projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, como parte do evento Porto Capital Europeia da Cultura em 2001, e concluída em 2005.

15. Estádio Olímpico (Montreal, Canadá)


O Estádio Olímpico de Montreal foi construído para abrigar os Jogos Olímpicos de Verão de 1976, e durante 33 anos (1977-2004) foi casa do time de basebol da MLB Montreal Expos (atual Washington Nationals).

Fonte: [ Strangebuildings/HyperScience/Loucos Por Um Estilo ]
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »