As cores de olhos mais raras do mundo

A primeira coisa que notamos quando olhamos para uma pessoa é a cor de seus olhos. Normalmente, a sua cor é determinada por uma combinação de pigmentos de melanina e de outros pigmentos como lipocromo. Mas também há a possibilidade de outros fatores influenciarem nas cores como mutações genéticas por exemplo.

E apesar de metade das pessoas do mundo terem olhos castanhos como eu por exemplo, outras pessoas têm olhos pretos, verdes, azuis, bem como as cores violeta e vermelhos como as mais raras!  Confira nesta lista de hoje quais são as 5 cores que se destacam entra a população mundial ou pela predominância ou pela raridade.

5. OLHOS VERDES


Embora um grande número de pessoas tenham olhos verdes, numericamente este número equivale a apenas 2% da população mundial. Devido a uma menor taxa de melanina, olhos verdes podem ser encontrados na Europa em países como a Noruega, Finlândia, Islândia ou na Hungria e em alguns grupos étnicos do Iraque ou Afeganistão.

4. OLHOS COR DE ÂMBAR


Conhecidos também como olhos de lobo, estes olhos de cor amarelada são resultados da predominância de lipocromo na íris e podem ser encontrados no Brasil, e em algumas partes da Europa e Ásia.

3. OLHOS VIOLETA


Esta nuance que deixava bela e atraente a atriz americana Elizabeth Taylor ocorre devido a uma mistura de vermelho e azul. Às vezes essa cor é predominante nos albinos.

2. OLHOS NEGROS


Algumas pessoas pensam que esta cor realmente não existe, pois se trata apenas de uma ilusão de ótica. Isso ocorre porque é quase impossível distinguir a diferença entre a íris e a pupila, por causa da cor escura da íris ou por sua ausência. Segundo os cientistas, apenas 1% da população do planeta tem olhos negros, e a maioria das pessoas estão localizados na África, Ásia e América.

1. OLHOS VERMELHOS


Sem dúvidas esta é a cor mais rara do mundo e predominante principalmente nos albinos. Neste caso em especial, o diafragma não contém melanina, a luz passa através dele e reflete a hemoglobina dos vasos sanguíneos da retina.

Interessante né? E aí, qual a cor de seus olhos? Você já usou ou pensa em usar lentes de contato coloridas?

Fontes: [ Wikipédia/Academia dos Nerds ]
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »