Quando um animal é considerado em extinção?


Como diz o próprio nome, um animal é considerado extinto quando deixa de existir, seja no seu ambiente natural ou em cativeiro. Isso pode acontecer por causas naturais do ecossistema ou pela ação do homem. A extinção de animais está ligada ao desaparecimento de determinados grupos de animais. Algumas categorias são usadas por instituições para definir em que estágio está uma espécie animal com relação a sua existência no meio ambiente.

São considerados criticamente em perigo animais que enfrentam risco muito grande de extinção na natureza. Isso acontece quando a redução do tamanho da população de um animal é de 90% nos últimos 10 anos. Nesses casos, estima-se que a população de tal espécie seja de aproximadamente 50 adultos no planeta.

Estão em perigo quando a redução de tamanho populacional de um animal é de 70% nos últimos 10 anos. A população estimada no planeta, nesse caso, é de aproximadamente 250 adultos.

Estão em situação vulnerável animais que apresentam redução populacional de 50% nos últimos 10 anos. A população estimada na Terra é de aproximadamente 10 mil adultos.

É grande o número de animais em extinção em nosso planeta. Isso tem ocorrido, principalmente, por causa da ação do homem no meio ambiente. Por isso alguns governos determinaram espaços com grande variedade e reprodução da fauna como área de preservação ambiental.

No Brasil, o Ministério do Meio Ambiente já chegou a divulgar em parceria com o IBAMA uma lista com 400 animais em risco de extinção.

Fonte: [ Site de Curiosidade ]
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »