Por que o mato é verde?


A substância responsável pela coloração verde presente na maioria das planetas se chama clorofila. Trata-se de um pigmento fotossintético existente nos cloroplasto, inclusive nas algas e cianofíceas.

O verde intenso característico do mato ou grama é provocado pelos cloroplastos, que ao absorverem acentuadamente as regiões azuis e vermelhas do espectro eletromagnético, acabam por refletir essa tonalidade, principalmente com a incidência de luz solar.

Ao longo do ano, a cor do mato e de algumas árvores tende a mudar, isso ocorre por causa das alterações químicas que acontecem no interior das folhas. No outono, por exemplo, quando as plantas começam a se preparar para o inverno, os nutrientes se deslocam das folhas para outras regiões menos abastecidas, provocando uma coloração amarelada.

Esse fenômeno é observado com maior frequência em países onde o frio é mais rigoroso, como o Canadá e os Estados Unidos. No Brasil o inverno é menos agressivo com as plantas, por isso, durante o outono não há grandes deslocamentos de nutrientes a ponto de deixar todas as folhas amareladas.

É possível extrair a clorofila de uma planta através de um experimento muito simples. Basta colocar uma folha dentro de um pote com álcool e aguardar alguns dias, com o tempo o álcool ficará verde e a folha, amarela.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »