Por que as baleias encalham?


O que acontece com as baleias que elas acabam encalhando e muitas vezes morrendo na praia. Há milhões de anos, os ancestrais das baleias trocaram a vida na terra pelos oceanos, e deveria ser sempre assim se elas não surgissem de vezes enquanto encalhadas.

Este comportamento tem início quando é inverno nas regiões polares e a comida diminui na Antártica consideravelmente. As baleias, que são mamíferos como nós e, portanto possuem o sangue quente, migram até regiões com temperaturas mais agradáveis, localizadas nos trópicos onde podem ter seus filhotes. Só que, quando começa o verão nas regiões polares, elas retornam ao seu lar, onde a comida já é farta. Assim fazem em toda mudança de estação.

Os problemas começam quando a surgir durante essas migrações. Algumas são atacadas por  parasitas que se alojam no ouvido da baleia causando um desequilíbrio capaz de desorientar o animal e isso resulta obviamente no encalhe. Outras também encalham por falta de experiência, acontece geralmente com baleias jovens. Redes de pesca também costumam contribuir para este acidente, pois as baleias enroscam em alguma rede solta em alto-mar e então, sem poder subir a superfície elas acabam afogando e ficando debilitadas e são levadas pelas correntes até regiões rasas.

Infelizmente, na maioria dos casos a baleia morre. Ela pode respirar o ar, claro; mas desidrata, superaquece, sufoca e não suporta o próprio peso.

Fonte: [ Diário de Biologia ]
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »