É verdade que os Coalas não bebem água?


A palavra “koala” vem de uma língua nativa australiana que quer dizer “animal que não bebe”. Esse animal é chamado assim porque quase não toma água: todo o líquido que seu organismo precisa já vem com o seu alimento, as folhas e os brotos de eucalipto. 

Esses animais se alimentam exclusivamente de folhas e brotos de algumas espécies de eucalipto que é uma árvore muito conhecida pela sua eficácia na absorção e armazenamento água e possui todas as propriedades capazes de satisfazer as necessidades de um coala adulto. Para isso, o intestino é todo adaptado e desenvolvido para a digestão da celulose, encontrada nas folhas de eucalipto, através do processo de fermentação bacteriana.


Não beber água é sem dúvida uma adaptação seletiva desses animais, pois como não são muito ágeis no solo, eles não se arriscam em descer das árvores para buscar água. A seleção natural cuidou para que aqueles que conseguissem ficar sem água e, portanto longe dos predadores alcançariam o sucesso evolutivo.

Como os coalas não ingerem gordura, eles precisam economizar energia, é por isso que passam quase o dia todo dormindo e o resto do tempo que sobra fica comendo eucalipto sem parar. Eles chegam a ingerir 1 kg de folhas por dia. Quando ainda é um bebê, se alimenta do leite materno e dali tira toda água necessária para sua sobrevivência.

Os coalas passam cerca de 10 horas do dia comendo folhas e brotos de eucalipto de onde tiram todos os nutrientes e água suficientes para sua sobrevivência.

Fontes: [ Wikipédia/Recanto Animal ]
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »