10 curiosidades interessantes sobre os sapos


Os sapos são importantes para o equilíbrio na natureza. Um sapo adulto come uma quantidade equivalente a três xícaras cheias de insetos por dia. Assim, ajudam a controlar a população de moscas e mosquitos, e também comem até o Aedes Aegypti. Confira 10 curiosidades sobre os sapos que você provavelmente não sabia:

1. Existem cerca de 4000 espécies de sapos no mundo. Elas estão espalhadas por todo mundo, exceto na Antártida e Islândia

2. Alguns sapos passam toda a sua vida sobre as árvores e nunca descem. Eles pôem os seus ovos sobre galhos de árvores ou em folhas.

3. Alguns sapos pôem até 25000 ovos enquanto alguns não chegam a quatro ovos por "criação".

4. O Brasil tem o maior número de espécies de sapos! São cerca de 500, 10% do total do mundo, só na Mata atlântica, estão aproximadamente 160.

5. O menor sapo do mundo é de Cuba com apenas meia polegada. O maior vem do Oeste da África e tem aproximadamente 12 polegadas.

6. Alguns sapos podem saltar a uma altura de até 20 vezes seu próprio tamanho

7. As rãs são pequenas, mais magras e têm membranas entre os dedos para facilitar o deslocamento na água, pois passam mais tempo na beira de lagos e rios.

8. Os machos de sapos e rãs cantam para atrair seu parceiro. O som que produzem varia de acordo com a espécie.

9. A maioria dos sapos sai de seus esconderijos à noite, quando a temperatura é mais baixa e eles correm menos risco de ficarem desidratados.

10. Mesmo virando animais terrestres, sapos não ficam longe da água. É que eles respiram também pela pele e para isso precisam mantê-las sempre úmida. Se ela ficar seca, podem morrer sufocados.

Fontes: [ Curiosowiki/Slideshare ]
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »