Roedores fazem 'ola' para espalhar alerta sobre predadores [Vídeo]


O movimento é iniciado por um animal e passado através do grupo.

Em um estudo, cientistas canadenses concluíram que esses roedores dão pequenos pulos e emitem sons para "testar" se seus vizinhos estão alertas.

Detalhes do estudo foram divulgados na publicação científica Proceedings B journal do Royal Society.

"Tudo certo"

Jim Hare, da Universidade de Manitoba em Winnipeg, Canadá, que liderou o estudo, disse que esse comportamento contagioso é a maneira que os animais encontraram para "testar o sistema de transmissão de informação."

Ele disse à BBC:  "É um sinal visível e audível que diz: "tudo certo", que eles podem continuar comendo pois não há ameaças imediatas, como predadores."

Hare e seus colegas decidiram pesquisar se os cães da pradaria que iniciam o movimento mudavam de comportamento de acordo com a maneira com que o resto do grupo respondia.

Para isso os cientistas filmaram os animais e descobriram, através das imagens, que quando o grupo respondia com um 'ola', o cão da pradaria que iniciou o alerta relaxava um pouco, e passava mais tempo procurando por comida do que vigiando a chegada de predadores.

"A ação realmente sugere que esses animais estão fazendo uma avaliação", disse Hare. "Eles estão confiando em seus vizinhos da mesma forma que nós humanos."

Detalhes

Outros especialistas em comportamento animal apontaram que ainda existem outras perguntas a serem respondidas antes de se confirmar que os cães da pradaria têm real consciência de como outros indivíduos estão se comportando.

Um pesquisador disse que os cães da pradaria poderiam estar apenas seguindo "pistas simples".

Alan McElligott, da Queen Mary University de Londres, que estuda o comportamento animal, disse que a pesquisa foi muito interessante, e elogiou a equipe por ter feito o estudo usando animais em seu estado selvagem.

"Provavelmente seria impossível criar um conjunto experimental capaz de imitar a ação do cão de pradaria", disse ele.

Porém, McElligott acrescentou que ainda há "muitas outras perguntas sobre o comportamento que devem ser respondidas no futuro".

Hare concordou que um estudo mais detalhado ajudaria os cientistas a entenderem as regras por trás dessas ações.

Veja o Vídeo:


Fontes: [ BBC ]
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »