9 Mitos da informática que você provavelmente acredita


Cansado de ouvir sua mãe falar besteiras para te assustar? Fica com uma pulga atrás da orelha sempre que um colega seu diz para você não fazer alguma coisa na frente do computador? Pois então não priemos cânico! hoje iremos derrubar uma série de mitos da informática, para, quem sabe, te deixar mais tranquilo. Veja:

1) É verdade que se retirarmos o pendrive sem ir em “remover dispositivo com segurança” podemos queimar o dispositivo?

Não vai queimar seu pendrive, justamente por que o pendrive é uma memória flash, acostumada com variações de energia. No entanto, se você estiver utilizando um HD externo que possua um disco, a queda repentina de eneergia pode prejudicar o aparelho. Mas no caso do pendrive, basta removê-lo em uma velocidade moderada e de forma RETA. Assim, você não precisará se preocupar se de vez em quando retirar o pendrive de forma “irregular”.

2) Realmente existem vírus capazes de entrar via rede elétrica no computador?

Não! Um verdadeiro mito, os vírus nada mais são que “softwares”, e softwares só podem ser instalados em dispositivos ELETRÔNICOS com memória, e não ELÉTRICOS (como as redes de energia de sua casa). Porém existem vírus bem mais elaborados que podem afetar outros dispositivos eletrônicos (como já tivemos casos de TVs e até rádios infectados) que se instalam por meio de CDs e Pendrives.

3) Desligar o computador sempre que terminar de usar é bom?

Não! Na verdade é justamente o contrário. Toda vez que o computador inicia/reinicia, ele tem que re-organizar todos os dados do HD (que fisicamente são uma espécie de pó de metal), isso causa um certo desgaste do disco rígido a longo prazo. Historicamente falando, o computador foi uma máquina criada para nunca mais ser desligada, porém com aperfeiçoamentos de hoje em dia, você não precisa se preocupar tanto. Mas que há um desgaste, isso há.

4) Posso ser preso se eu usar programas piratas?

Não, a legislação brasileira indica como crime a VENDA e/ou a distribuição de programas piratas, e não o uso. Porém se você for pego usando softwares piratas, ou sofrer uma denuncia, terá que pagar uma multa (que varia o valor dependendo da região), além de comprar a versão original do programa. (fora do Brasil a legislação muda.)

5) Desligar o computador sem ir em “iniciar > Desligar…” prejudica a máquina?

Não de forma direta. Se você desligar direto no botãozinho, não dá tempo do Windows separar os arquivos do sistema, por em ordem as DLLs, fazer um “mini ponto de restauração”, salvar seus projetos, etc… Porém não vai afetar em nada o software ou até mesmo o hardware do computador (no máximo deixar as coisas meio bagunçadas). Nada que precise se preocupar. Só não pode desligar direto no estabilizador, cortando a energia de repente, ok?

6) Xiiiiiiii, computador molhou!!! Estragou?

Não. O computador só estragará se estiver LIGADO quando for molhado. Caso o computador molhe (desligado), basta abrir (e se possuir conhecimentos, desmontar) o computador e deixar secar de modo natural. NUNCA seque usando secadores de cabelo ou deixe no sol, isso sim será prejudicial ao computador, mas quanto a água não precisa se preocupar, muitos técnicos inclusive lavam as peças do computador com água corrente para obter um melhor desempenho. OBS.: Como lembrou o leitor Carlos Silvestre, é importante retirar a bateria CMOS da placa mãe caso você resolva lavá-la, pois a mesma produz energia de 5v, e enquanto o faz não pode ser molhada.

7) Empurrar o driver de CD com as mãos, estraga o aparelho?

Não, na verdade os drivers de cd dos computadores (com exceção dos notebooks) são feitos para isso mesmo, eles são sensíveis ao toque, fazendo com que ele entre assim que empurrarmos, logo, se não utilizarmos força bruta, não tem problema algum!

8) O computador gasta mais energia no momento em que liga, do que quando permanece ligado?

Não mesmo! O computador não é um carro, e não possui motor de arranque. Desligar o computador economiza energia elétrica sim, e a o pico que ele precisa atingir para ligar é praticamente insignificante.

9) Colar imãs de geladeira no gabinete, estragam o computador?

Nananina não! Os computadores não são tão sensíveis quanto parecem. Você pode colar sem nenhum problemas imãs de geladeira no gabinete do seu computador que ele não vai explodir. O único problema seria se você colocasse um SUPER IMÃ colado diretamente no HD do computador, aí poderiam ocorrer problemas. (OBS: Mantenha o imã longe dos monitores também!)

Via: [ Operários da Web ]
Autor:

Vinicius Delmondes



Artigo:

Data: 14/12/2013
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »