Por que as grávidas sentem desejo por certos alimentos?


Chamado pelos médicos de malácia, esse fenômeno é causado por três fatores atuando em conjunto. O primeiro deles é emocional. 

"Principalmente na primeira gravidez, a mudança corporal e os ainda desconhecidos papéis social e afetivo que a mulher exerce como mãe fazem com que ela sofra alterações no comportamento. Muitas gestantes têm regressão psicológica, ficam infantilizadas, e isso também muda hábitos alimentares, dando a vontade de comer certas coisas”, afirma o obstetra Abner Lobão Neto, da Universidade Federal de São Paulo. 

O segundo fator é hormonal. O HCG (gonadotrofina coriônica humana) e o progesterona, hormônios que regulam as funções da gravidez, alteram o organismo – e o apetite – da mulher grávida. Para completar, a falta de alguns nutrientes também desperta vontades específicas. 

“Existem desejos comuns, como comer morango e jaca. Já vi casos de mulheres que queriam mastigar gelo, comer terra e até beber o sangue do marido, possivelmente por falta de ferro no organismo”, diz o obstetra.

Fontes: [ Super ]

Autor:

Vinicius Delmondes



Artigo:

Data: 09/09/2013
Mistérios Do Mundo
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »