Descoberto novo tubarão que “anda” no fundo do mar [Vídeo]


Este vídeo mostra uma nova espécie de tubarão-de-bambu (Hemiscyllium halmahera), descoberta este ano, caminhando no fundo do mar de uma ilha na Indonésia:



A espécie foi descrita a partir de dois exemplares coletados ao largo da costa da ilha Halmahera, e é muito semelhante à Hemiscyllium galei, encontrada na província indonésia de Papua Ocidental.

A diferença está no padrão de manchas: enquanto a H. galei possui sete grandes manchas escuras de cada lado do seu corpo, a H. halmahera apresenta uma cor castanha, com conjuntos de pontos em forma de formas geométricas em todo o corpo. No entanto, a característica mais interessante da espécie recém-descoberta (e que a diferencia dos demais tubarões que não são “bambu”) é o fato de eles usarem suas barbatanas peitorais para “andar” na superfície do fundo do oceano.

O animal mede cerca de 80 cm de comprimento e é inofensivo aos humanos. É mais ativo durante a noite, quando vaga pelo oceano em busca de peixes e mariscos para se alimentar.

A revelação da existência desta nova espécie de tubarão foi dada pelo ictiologista (especialista em peixes) Gerald Allen, nascido em Los Angeles, mas de cidadania australiana.

A descrição da espécie e dos trabalhos de investigação foram publicados na revista científica International Journal of Ichthyology.

Fontes: [ HyperScience, Live Science ]
Autor:

Vinicius Delmondes



Artigo:

Data: 06/09/2013
Mistérios Do Mundo
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »