De onde vem o estranho sabor doce na boca durante ou depois dos exercícios?


Logo após ou durante a prática de exercícios físicos intensos, ou ainda se você estiver em uma dieta de baixo carboidrato ou for diabético, pode sentir um gosto estranho na boca.

Esse gosto geralmente adocicado vem na boca quando o nível de açúcar no sangue, também conhecido como glicose no sangue, está baixo. É resultado da queima de gordura (e, no caso dos diabéticos ou dos em dieta restritiva de carboidratos, essa queima ocorre por conta do corpo não ser capaz de converter carboidratos em energia).

Carboidratos e glicose

Quando você consome carboidratos em coisas como pães, massas, frutas e doces, seu corpo os converte em glicose, um tipo de açúcar. Em seguida, você queima essa glicose para gerar energia.

Os carboidratos simples, como os encontrados em frutas, açúcar refinado e arroz branco são convertidos em energia rapidamente – e usados pelo corpo com a mesma rapidez. Carboidratos complexos, como grãos integrais, dão energia mais duradoura e deixam as pessoas mais “cheias” (saciadas).

Seu corpo precisa de uma dieta de carboidratos, pois não os armazena como faz com a gordura. Se você não estiver consumindo carboidratos suficientes para manter seu nível de glicose no sangue alto, adquire uma condição conhecida como hipoglicemia (pouco açúcar no sangue).
Quando isso acontece, seu corpo começa a queimar gordura para obter energia.

Cetose

Quando o seu corpo queima gordura para obter energia, as quebras de gordura criam produtos químicos chamados cetonas. Isso é conhecido como cetose.

Um subproduto das cetonas é uma substância química chamada acetona. Seu corpo se livra da acetona através da respiração (expiração), e é por isso que você pode ter um gosto estranho na boca.
Sua respiração também pode cheirar “engraçado” para os outros. Algumas pessoas descrevem o gosto e o cheiro como o de uma fruta doce, enquanto outros dizem que sentem um gosto metálico.

Pessoas com diabetes que apresentam uma queda da glicose e insulina no sangue muitas vezes experimentam cetose, neste caso conhecido como cetoacidose diabética. Se você estiver enfrentando cetose diabética, é importante comer ou tomar um comprimido de glicose o mais rápido possível, e contatar o seu médico ou uma ambulância se sua condição não melhorar.

Pessoas que seguem uma dieta de perda de peso pobre em carboidratos e rica em proteínas também frequentemente experimentam cetose, já que seus corpos queimam a gordura que a pessoa está tentando perder. Cetose pode ser visto como um sinal de que a dieta está funcionando, porque a gordura está claramente sendo queimada.

Pessoas com anorexia podem também experimentar cetose, porque seus corpos estão passando fome. Isto é conhecido como cetose por inanição.

Outros sintomas da baixa de açúcar no sangue incluem tonturas, dor de cabeça, fome extrema, mau humor, tremores e sudorese.

Fontes: [ HyperScience ]
Autor:

Vinicius Delmondes



Artigo:

Data: 25/09/2013
Mistérios Do Mundo
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »