Curiosidades interessantes que você provavelmente não sabia sobre os cabelos



Uma pessoa adulta e sem calvície tem cerca de três milhões de fios de cabelo.

Os cabelos crescem cerca um centímetro por mês. O curioso é que ele cresce mais rápido durante o verão e o dia do que no inverno e à noite.

Os fios de cabelo raramente ultrapassam um metro por que logo caem e são substituídos por outros.

Você sabia que o cabelo dos negros crescem mais devagar e dos asiáticos crescem mais rápido?

Uma pessoa jovem e saudável perde em média cerca de 100 fios por dia.

Para muitos cientistas, os cabelos não passam de uma espécie de isolante térmico que protege a cabeça das radiações solares.

O cabelo é dividido em três partes: cutícula (camada externa do fio), córtex (região intermediária) e medula (parte central do fio).

Você sabe o que é o pH do cabelo? Pois vamos lá: pH é um termo usado para medir o grau de alcalinidade e acidez dos fios de cabelo.

Quanto à oleosidade, os cabelos são divididos em normais, secos, cacheados, oleosos e mistos. Quanto à cor, eles são divididos em pretos, castanhos, ruivos e loiros.

A cor dos cabelos é determinado por um hormônio produzido por células específicas da pele chamado melanina. Pessoas que produzem mais melanina tem a cor mais escura. Os principais fatores de “embranquecimento” do cabelo são a genética e a idade. À propósito…

Você sabia que o stress pode acelerar a queda ou enbranquecimento do cabelo?

Atualmente, as perucas são fabricadas com fios sintéticos ou fios naturais humanos. Mas você sabia que elas já foram feitas com crina de cavalo?

Por falar em perucas, outra curiosidade: elas foram muitíssimo usadas pelo nobres europeus do século XVII, época em que era vista como simbolo de prestígio. Todos os homens da nobreza usavam perucas. O rei francês Luís XV contava com uma equipe de 40 “peruqueiros”.

Os egípcios ricos usavam perucas enquanto os mais pobres costumavam usar cabelos longos que podiam ser amarrados com rabo de porco. Até os doze anos, os garotos egípcios tinha que manter a cabeça raspada para se protegerem de pulgas e piolhos.



A “descamação” do couro cabeludo é chamado de caspa.

A área da dermatologia especializada em pêlos e cabelos é chamada de tricologia.

E alopecia, você sabe o que é? É a queda dos pêlos do corpo. O tipo mais comum de alopecia é a calvície masculina.

A calvície é mais comum em homens de pele clara, principalmente europeus. Aos 65 anos, oito de cada dez homens “caucasóides” apresentam algum grau de calvície.

Como os antigos egípcios combatiam a calvície? Acredite, eles aplicavam na cabeça uma mistura de partes iguais de gordura de leão, hipopótamo, jacaré, cabrito e cobra.

E como o Imperador romano Júlio César “tratava” a sua calvície? Apelando para uma receita ainda mais exótica, que incluía ratos queimados, dentes de cavalo, gordura de urso e vísceras de veado.

Os cabelos são usados como símbolos de contestação social e, principalmente de adesão a um grupo. Podemos considerar como símbolo tanto de contestação como adesão as cabeleiras dos hippies dos anos 60 e os corteS moicanoS dos punks dos 70. O corte que melhor representa a adesão é o dos militares.

A maior cabeleira do mundo é a da chinesa Xie Qiuping. Segundo o Guiness – Livro dos Recordes, suas madeixas medem 5,627 metros de comprimento. Ela deixa o cabelo crescer desde 1973, quando tinha 13 anos.

A última curiosidade: um fio de cabelo é capaz de suportar um objeto de 100 gramas antes de se romper.

Fontes: [ MaisQueCuriosidade ]
Autor:

Vinicius Delmondes



Artigo:

Data: 19/09/2013
Mistérios Do Mundo
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »