A Terra e a Lua podem ser mais novas do que se pensava


Um novo estudo está provando que a Terra e a Lua não foram formadas há 4,5 bilhões de anos, como se pensava, mas bem antes.

Um novo estudo concluiu que a colisão a partir do qual se formaram a Terra e a Lua pode ter ocorrido muito mais tarde do que se pensava anteriormente, tornando o nosso planeta e a Lua mais jovem do que os cientistas geralmente acham.

Tanto a Terra como a Lua foram criadas a partir de uma colisão de dois planetas (do tamanho de Marte e de Vênus, aproximadamente) – até agora acreditava-se que a colisão havia ocorrido há 4,5 bilhões de anos atrás, mas evidências químicas estão provando que o choque aconteceu posteriormente.

Examinando a presença de elementos radioativos na crosta terrestre, eles concluíram que a Terra foi formada 150 milhões de anos após o sistema solar nascer.

Mas como determinamos a idade do planeta se nós não estávamos lá, vendo ele nascer?

Os cientistas analisaram isótopos de tungestênio, que seriam formados quando os planetas se chocaram. Mas estudos mais aprofundados desses isótopos mostraram que eles podem ter se formado antes da colisão. Logo, a Terra seria bem mais nova do que antes se considerava

Fontes: [ HyperScience, Nbcnews ]
Autor:

Vinicius Delmondes



Artigo:

Data: 05/09/2013
Mistérios Do Mundo
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »